Das 5 decisões de títulos na Ressacada, a de 1994 acabou homenageando a rádio Guarujá

| 16 de abril de 2019

Poli10Eu tive participação direta nessa homenagem. E lembro como se fosse hoje. No Conselho Técnico da 2ª Divisão, única vez que o Avaí disputou a competição, eu havia falado com o presidente Delfim sobre o aniversário da Guarujá naquele ano. Óbvio que não se sabia quem seria o campeão, mas o Leão da Ilha reunia grandes chances. Delfim interrompeu o Conselho Técnico e me deixou falar por alguns minutos, justificando aos dirigentes dos 7 Clubes que era importante homenagear a Guarujá, emissora de tradição e que seria uma das apoiadoras do campeonato. E deu certo. Por unanimidade, a taça ao campeão da 2ª Divisão foi denominada de Rádio Guarujá. É a taça que aparece na foto que aqui publico.

São 25 anos desde aquele título, são 25 anos de história. Na foto, eu estou à direita, o de óculos a minha frente é o Mário Silva, gerente de programação da Guarujá em 1994. Aparecem também, Nilton Dionísio da Silva, presidente do Avaí, à esquerda, o delegado da FCF Nilton Muller, além do Delfim (encoberto e à frente do Dionísio) e o de bigode é o Manoel Simões de Moura, vice da FCF de Itajaí. O Avaí disputou a 2ª Divisão e se sagrou campeão, voltando à elite em 1995.

A Segundona

O Campeonato Catarinense da 2ª Divisão de 1994 foi disputado entre 23 de julho e 20 de novembro, com a participação de sete equipes: Avaí, Brusque, Flamengo de Capoeiras, Hercílio Luz, Laguna, Sombrio e Xanxerense.

O Hercílio Luz, campeão do turno, e o Avaí, campeão do returno, se classificaram para a semifinal juntamente com Xanxerense e Brusque. O Avaí eliminou a Xanxerense, na semi, vencendo por 2 a 1, no Oeste, e por 5 a 2, na Ressacada.

Na decisão, com um empate em Tubarão e uma vitória em Florianópolis, o Avaí se tornou campeão catarinense da 2ª divisão e assegurou retorno à elite do futebol catarinense. Jacaré foi o artilheiro da competição com 9 gols.

Ficha Técnica

Avaí 2 x 1 Hercílio Luz – Ressacada

Arbitragem – Clésio Moreira dos Santos/SC auxiliado por Fernando de Oliveira e Vayran da Silva Rosa
Público – 8.167 pagantes/Público total de 10.219 torcedores
Gols – Jacaré, Nardela (H.Luz), e Jacaré.

Avaí – Jonas, Edinho, Raul, Colonetti e Júnior Banana; Dirlei, João Ricardo (Mina) e Jacaré (Vinicius); Claudiomir, Décio Antônio e Gílson (Kleber). Técnico: Lauro Búrigo

Hercílio Luz – Betão, Marquinhos, Dinarte (Rangel), Altair e Clóvis; Paulinho (Serginho), Santana e Nardela; Geovani, Patrício e Luizinho. Técnico:  Ricardo Picolé

Foto: Arquivo Pessoal/Polidoro Júnior  Fonte: Agência de Notícias Mix Mídia e Site Oficial/Avaí FC

 

 

Categoria: Avaí, Catarinense 2019, Destaque, Outros assuntos

.