Dão e Adilson Heleno, os artilheiros do Avaí no histórico confronto entre Avaí x Criciúma

| 20 de março de 2018

000056De acordo com o pesquisador Spyros Diamantaras, Avaí e Criciúma se enfrentaram 187 vezes na história. O retrospecto aponta 59 vitórias do Leão da Ilha, 48 empates e 80 vitórias da equipe do Sul Catarinense. O Avaí fez 211 gols e o Tigre 257 gols.

Primeiro jogo

A primeira partida entre Avaí e Criciúma aconteceu no dia 22 de agosto de 1959, em jogo amistoso realizado no saudoso Estádio Adolfo Konder, em Florianópolis. Empate em 0 a 0, com arbitragem de Gilberto Nahas.

Naquela partida, o Avaí atuou com Lélo (Wilson); Osni, Secato, Mirinho e Érico; Loló, Guará (Binha) e Gersino (Amorim); Vavá, Vadinho e Bentinho (Araújo). O treinador era André Vilain.

Artilheiro

Dão é o maior artilheiro do Avaí no confronto com oito gols, seguido por Adílson Heleno (foto), com sete. Pelo Criciúma, o maior artilheiro é Jorge Veras que tem nove gols.

O Criciúma utiliza como data de fundação o dia 13 de maio de 1947, quando o Comerciário foi fundado. Em 2 de abril de 1978, o Comerciário passou a se chamar Criciúma. Assim, as estatísticas utilizadas estão agrupadas.

Eu, particularmente, entendo que o  Criciúma não deveria agrupar essa rica história dos dois clubes, independente da fusão que aconteceu. Então, consideramos o Comerciário também campeão da Copa do Brasil de 1991? Essa conta não fecha. Não deveria ser assim.

Fonte/Estatística: Site Oficial/AFC  Foto: Arquivo Pessoal/Polidoro Júnior

Categoria: Avaí, Catarinense 2018, Criciúma, Destaque, Túnel do tempo

.