Com histórico de luta e superação, Guarani de Palhoça emplaca 89 anos

| 15 de fevereiro de 2017

Aniversário 89 AnosEm 15 de fevereiro de 1928, um grupo de rapazes reunidos no Clube Sete de Setembro, em Palhoça, resolveram fundar um time de futebol, ao qual deram o nome de Guarani Futebol Clube. O nome foi uma homenagem aos índios da região.

Dominante como clube amador, onde conquistou diversos títulos, em 2000 sob a presidência de Amaro José da Silva Júnior surgiu a ideia, juntamente com o Prefeito Paulino Schmidt, de profissionalizar o Clube e participar do Campeonato Catarinense da Segunda Divisão de Profissionais. Em sua primeira participação, o Guarani conquistou a terceira colocação.

Em 2003, o Guarani conquistou seu primeiro título na era profissional, a Segunda Divisão do Campeonato Catarinense.

No ano seguinte disputou pela primeira vez a Primeira Divisão Estadual, terminando na 4ª colocação.

Disputou a Primeira Divisão entre 2004 a 2008, retornando em 2013 após ser Bicampeão da Série B em 2012.

Em 2013, o clube disputou pela primeira vez a Copa Santa Catarina, terminando na terceira colocação e conseguindo uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro, outra competição inédita para o Guarani.

Desde 2015, o Bugre palhocense virou um clube empresa e com o selo de Clube Formador, certificado pela CBF, é uma das equipes de Santa Catarina especializada em formar jogadores. No Estado, além do Guarani, três equipes possuem o selo: Criciúma, Avaí e Figueirense.

No presente ano, o Guarani de Palhoça irá disputar a Segunda Divisão do Catarinense, buscando o seu retorno à elite do futebol catarinense.

Arte e texto: Fabio Coradin / Ascom Guarani de Palhoça

Categoria: Destaque, Outros clubes

.