Blog Arquivos e Histórias FC faz reportagem completa sobre a Primeira Liga

| 21 de janeiro de 2017

BlogTive o prazer de ser convidado pelo jornalista Leonardo Cantarelli, ex-Futnet, para opinar sobre a Primeira Liga. O citado jornalista está com um projeto muito legal no blog dele sobre futebol.

Especial Primeira Liga-2017! Vai ou racha? Jornalistas opinam! Confira!

Em 1999 teve a Copa Sul. Um torneio regional, organizado pela CBF, onde o primeiro colocado tinha vaga na Copa Conmebol (atual Copa Sul-Americana). O Grêmio foi o campeão.

Nesse período já crescia o interesse dos clubes e por boa parte da torcida por um torneio mais atraente que os estaduais. Naquele tempo os estaduais não eram fracos como hoje, mas sua importância já era questionada.

Em 2000, os times mineiros foram convidados a participar da competição e o nome foi modificado para Sul-Minas. Houve três edições e todas ganhas por equipes de Minas Gerais (duas vezes o Cruzeiro e uma o América).

Dentre todos as competições regionais naquele período, esta era a mais organizada e a que chamava mais a atenção.
Havia o Rio-SP, mas tinha muitas equipes pequenas de ambos estados, o que afetava a qualidade da competição. A Copa Nordeste não tinha a organização que tem atualmente e as Copas Norte e a Centro-Oeste pouco cativavam o público.
Voltando a Sul-Minas, desde quando foi extinta sempre se ‘ventilava’ um possível retorno. Nos últimos anos ganhou força, até que em 2016 ela foi realizada e com a presença de Flamengo e Fluminense. Logo o nome sofreu outra alteração: Sul-Minas-Rio.
O grande problema é que foi feita ‘aos trancos e barrancos’. Com um jogo acontecendo em uma semana. Outro ocorrendo na outra semana. Com um foco voltado aos Estaduais e a Libertadores, ao olhar os jogos da semana, se via um Atlético/MG x Figueirense, perdido em uma quinta-feira. As vezes com times reservas.Ou via um Gre-Nal, pelo Gauchão, em um domingo e descobria que também valia pela Sul-Minas-Rio (isso é o cúmulo da várzea).
A final foi em uma quarta-feira qualquer em Juiz de Fora/MG, onde o Fluminense venceu o Atlético/PR por 1 a 0.
Este ano vem outra edição e com o Ceará na disputa. Sim, um time do Nordeste no torneio.
Também com boas brigas nos bastidores, onde Coritiba e Atlético/PR, por não entrarem em acordo com cotas financeiras de TV, abriram mão de jogá-la.
Nesta edição as 16 equipes foram divididas em 4 grupos com 4 integrantes cada. Em suas respectivas chaves, todos jogam contra todos, em turno único e os dois melhores avançam às quartas de final. Os duelos do mata-mata serão realizados através de um sorteio. Estes jogos seguem sendo em eliminatória única.
O primeiro embate será na terça-feira entre Fluminense/RJ e Criciúma/SC em Juiz de Fora/MG. A final será no dia 8 de outubro.
Para falar sobre a Primeira Liga (ninguém ousou dizer Sul-Minas-Rio-Ceará), o Arquivos e Histórias F.C. foi atrás de seis jornalistas, um de cada estado participante, para saber a opinião deles sobre o torneio. Os entrevistados foram: Carlos Lacerda (repórter da Rádio Grenal/RS), Polidoro Júnior ( passagens por RBS, CBN/SC,Diário Catarinense, Guarujá/SC ,Record/SC e atualmente trabalha em seu próprio portal: www.polidoriojunior.com.br), Fábia Ioscote ( jornalista e diretora geral do site Redação em Campo, especialista em futebol paranaense), Thiago Veras Cunha (jornalista Rádio Tupi/RJ),Túlio Kaizer (repórter do Portal Superesportes MG) e Caio Costa (comentarista na Tribuna BandNews e da NordesTV/Band de Fortaleza/CE).
Polidoro Júnior- criador do portal www.polidoriojunior.com.br
1) Qual a prioridade que os clubes catarinense dão para a Primeira Liga?
O que eu percebo é que dirigentes, treinadores e jogadores citam a Primeira Liga em todas as entrevistas e até dão uma certa importância para a competição, mas na prática o discurso muda totalmente. Não por culpa dos jogadores, e talvez nem dos treinadores, mas sim dos próprios dirigentes. Eles querem e precisam da cota da Primeira Liga, mas na hora em priorizar uma competição, a Primeira Liga jamais fica ou ficará em primeiro plano.
No caso de Avaí e Figueirense, a briga aqui é outra: permanência do Avaí na elite e acesso do Figueirense da B para a A. Não se prioriza nada mais, nem título do campeonato catarinense, que é o mais próximo e real.
2) Avaí e Figueirense estão no mesmo grupo e com Londrina e Paraná. Já Chapecoense e Joinville terão pela frente Atlético Mineiro e Cruzeiro. Como analisa a possibilidade dos catarinenses avançarem de fase?
O Avaí manteve a base do elenco de 2016 que acabou conquistando o acesso à Série a do Brasileiro e tem no meia Marquinhos Santos o seu líder maior e líder positivo. Ele é o combustível desse grupo. O Figueirense renovou, Marquinhos Santos (treinador) vai ter que mostrar trabalho, chegou Bill, artilheiro, mas a maior carência é o entrosamento. Vai correr contra o tempo. Porém, coloco Avaí e Figueirense como favoritos no grupo.
Sobre Chapecoense e Joinville, até pelo que aconteceu com a Chape, e pelo fato do JEC ter sido todo remontado, começando também quase do zero, entendo como zebra caso a dupla mineira não se classifique, até com folga, para a fase seguinte.
3)A Primeira Liga ainda não está bem estruturada. Há problemas com cotas de TV (o que fez com que Atlético/PR e Coritiba desistissem do torneio), problemas em encaixar datas no calendário e entrada de outros times no torneio. Acredita que esta Liga possa vingar? O que acha de times como o Ceará, por exemplo, que é de uma outra região disputar o torneio?
 Houve racha na Primeira Liga por conta da divisão das cotas. O Flamengo, por exemplo, vai ficar com a maior fatia dos R$ 23 milhões da Rede Globo. Os clubes aceitaram e a competição já começa dando lucro, porque a TV é quem banca e pronto, e os clubes são totalmente dependentes. Entendo que a entrada do Ceará, por ser um clube grande do Nordeste, só trará benefícios. Outros grandes deveriam participar. Eu penso que a Primeira Liga foi uma ótima ideia, mas teve um início conturbado e ainda não faz a cabeça das torcidas e até da imprensa. Ela precisa de mais atrativos, vantagens em campo, vaga para Libertadores, é preciso incrementar. Para isso acontecer, os dirigentes precisam pensar mais no todo e não apenas em si ou somente querendo vantagens para os seus clubes.
A postagem completa, muito informativa, de orientação para torcedores, imprensa e dirigentes dos clubes da Primeira Liga, pode ser acompanhada no endereço 

http://lpcantarelli.blogspot.com.br/2017/01/especial-primeira-liga-2017-vai-ou.html

Categoria: Destaque, Outros assuntos

.