Adversário do Avaí na Copinha, o Itapirense foi quem revelou o capitão Bellini

| 12 de janeiro de 2018

ItapiraCom 70 anos de fundação, a Sociedade Esportiva Itapirense nunca tinha disputado a Copa São Paulo Jr. até a atual edição. Sede do Grupo 19 e vindo de um recente título da 2ª Divisão do Campeonato Paulista Sub-20, o time de Itapira surpreendeu a todos – até mesmo o técnico Reginaldo Lima -, bateu de frente contra categorias de base mais experientes, deixou para trás o tradicional Fortaleza-CE e terá na segunda fase da Copinha o Avaí nesta sexta-feira (12), às 18 hs, no Chico Vieira.

Ressurgimento
Depois de uma má campanha na Série A3 de 2016, a Itapirense foi rebaixado para a Segunda Divisão do ano seguinte, torneio que preferiu não disputar na última temporada. No Sub-20, a última participação na elite da categoria foi no ano do descenso do profissional, enquanto em 2017 conquistou o título da divisão abaixo após eliminar um semifinalista do ano anterior e o até então campeão, campanha gloriosa que animou os torcedores itapirenses.

“A categoria de base do Itapirense viveu um anonimato. Poucas campanhas que passassem da primeira fase e os últimos resultados contagiaram o torcedor. A cidade abraçou o Sub-20 pelo jeito que joga e esperamos que isso seja o reflexo para que dê frutos na montagem do time Sub-23. Não é fácil fazer futebol e trazer a torcida se o time não for vencedor, que jogasse bem e desse ao torcedor a satisfação de ver bons jogos. A proximidade e o apego devem se estender ao time profissional”, disse.

Próximo passo
Na segunda fase, o Itapirense terá pela frente o Avaí. Com três vitórias em três jogos, o time catarinense liderou com sobras o seu Grupo 20, realizado na sede de Jundiaí. Contra o campeão catarinense da categoria em 2017, o treinador Lima projetou o encontro no mata-mata.

“O primeiro desafio é surpreender os nossos limites físicos. Temos uma equipe leve e no último jogo fiz apenas uma substituição logo no início por necessidade. Tira um peso das costas (a classificação na primeira fase), alivia um pouco, mas ao mesmo tempo cria uma outra expectativa. O Avaí é a melhor equipe de base de Santa Catarina, com uma estrutura muito boa, conheço alguns jogadores deles e vi os jogos. Trabalham muito bem a bola na saída, com atacantes rápidos e prezam pela posse de bola. Acho que vai ser um jogo legal, interessante e agradável para o torcedor”, relatou.

Revelou o capitão
Fundada em 24/03/1947, o Itapirense teve como principal revelação na sua história o zagueiro Hilderaldo Luís Bellini, capitão do primeiro título mundial do Brasil. Conterrâneo do clube, ele iniciou a trajetória em 1946 e permaneceu na equipe até 1948, antes de se transferir para o Sanjoanense.

Naquele ano, os times do interior se profissionalizaram, algo que a Itapirense só fez em 1953. Com o destaque no time de São João da Boa Vista, Bellini se transferiu para o Vasco em 1952.  Também atuou no São Paulo (1962-1967) e Atlético Paranaense (1968-1969).

Fonte: Site Oficial/FPF/Hruan Lack

Categoria: Destaque, Outros assuntos, Outros clubes

.