A eterna dúvida: qual o verdadeiro número do clássico entre Avaí x Figueirense?

| 21 de fevereiro de 2017

_MG_6224Culpa de “um passado esquecido”, muito mais pelas escassas informações da imprensa de antigamente, leia-se jornais, não é possível chegarmos a um acordo sobre o real número de confrontos entre as duas equipes da capital catarinense.

Num passado recente, todos nós, imprensa e clubes, tínhamos como base os dados fornecidos pelo então historiador Coronel Osni Meira. Era a nossa principal e maior fonte de pesquisa sobre os clássicos.

Outros foram surgindo com o tempo e um deles foi Jairo Roberto de Souza, que editou o primeiro livro sobre o Clássico de Florianópolis. Barreto Neto também lançou um livro com fichas técnicas de todos os jogos do Avaí desde a sua fundação (1923), incluindo os clássicos com o Figueirense, disputados desde 1924.

Da nova safra, há historiadores como Adalberto Kluser e Spyros Diamantaras. Maury Borges também está nesse seleto clube, jornalista, fundador da Acesc, e um pesquisador dos mais respeitados.

O problema está nas poucas informações dos jornais das décadas de 20, 30 e 40. Clássicos que eram anunciados nos jornais de sexta-feira, mas que ignoravam placar, gols, etc, nos jornais da segunda-feira, normalmente após os confrontos. E os clássicos dos torneios inícios, comuns na época? Há quem não conte como jogo inteiro, porque eram disputados por 30 minutos ou até menos.

Isso quando a ficha técnica de um clássico vinha com escalações e placar com gols, mas o jornal não informava quem marcou os gols. E a Federação Catarinense de Futebol também não possui todas as súmulas das partidas do passado, lembrando que o primeiro clássico foi disputado em 13 abril de 1924, mesmo mês e ano de fundação da FCF, antes conhecida como Federação Catarinense de Desportos Terrestres.

Cada clube adota um número

Para o Avaí FC, de acordo com o pesquisador e vice-presidente do Conselho Deliberativo do clube, Spyros Diamantaras, Avaí e Figueirense se enfrentaram 436 vezes na história. O retrospecto aponta 145 vitórias do Leão da Ilha, 139 empates e 152 vitórias do Figueirense. O Avaí fez 591 gols e o Figueirense 548 gols.

O clube azurra enaltece a maior goleada dos confrontos: no dia 22 de fevereiro de 1938, o Avaí venceu por 11 a 2 no estádio Adolpho Konder.

Para o Figueirense FC, o clássico desta quarta-feira será o de número 432. O clube informa no seu site oficial que Avaí x Figueirense já se enfrentaram 431 vezes na história. No total, o alvinegro conquistou 152 vitórias, 139 empates, sofrendo 140 derrotas.

Segundo o clube alvinegro, pelo Campeonato Catarinense, Avaí x Figueirense já se enfrentaram 165 vezes. No total, o alvinegro conquistou 61 vitórias, 59 empates, sofrendo 45 derrotas.

Os maiores goleadores dos clássicos

Pelo Avaí, os seguintes: Saul (46 gols), Nizeta (29 gols) e Felipinho (24 gols). Pelo Figueirense, Calico (23 gols), Ivo (20 gols) e Urubu (14 gols).

Fonte: Sites Oficiais/Avaí e Figueirense

Categoria: Avaí, Destaque, Figueirense

.