70 anos depois, campeão catarinense pode ser conhecido nos pênaltis

| 5 de abril de 2018

AméricaSe houver empate no tempo normal neste domingo entre Chapecoense x Figueirense na Arena Condá, o campeão catarinense de 2018 será conhecido nas penalidades. Isso aconteceu em 1948, quando o América de Joinville superou o Paula Ramos de Florianópolis.

Pelo Campeonato Catarinense de 1948, o América de Joinville se sagrou campeão estadual ao vencer o Paula Ramos de Florianópolis nos pênaltis por 4 a 3, depois de empates no tempo normal (1 a 1) e na prorrogação (0 a 0).

O quadrangular final contou com o América de Joinville, Paula Ramos de Florianópolis, Palmeiras de Blumenau e Ypiranga de Canoinhas.

Goleiro irregular

O América teve 4 vitórias, 1 empate e uma derrota, seria o campeão direto, mas escalou o goleiro Gonzaga de forma irregular contra o Paula Ramos.

Por decisão da FCD – Federação Catarinense de Desportos (atual FCF) decidiu-se por uma melhor de três partidas entre América de Joinville e Paula Ramos.

O América perdeu a primeira da decisão em Joinville por 5 a 3; o Paula Ramos perdeu a segunda em Florianópolis por 2 a 1, e a terceira partida em 26 de abril de 1949 (era comum naquele época disputar o título de um determinado ano no ano seguinte e foi uma época de pós-IIª Guerra Mundial) foi disputada novamente aqui na capital catarinense e terminou empatada em 1 a 1 no tempo normal.

Como o estádio Adolfo Konder não tinha iluminação, e era obrigatória a disputa da prorrogação,  a solução foi passar a prorrogação para o dia seguinte, dia 30, e isso aconteceu. A prorrogação terminou em 0 a 0 e a decisão do título estadual de 1948 foi para as penalidades.

Penalidades

Nos pênaltis, vitória americana por 4 a 3. O time de Joinville se sagrou bicampeão catarinense. Em 1947, o América superou o Palmeiras de Blumenau. Em 1948, bicampeão em cima do Paula Ramos de Florianópolis.

Escalações

América, campeão: Ruy Sprotte, Heic, Currage, Téio, Vico, Piazera, Cocada, Zabot, Badeco, Euclides e Renê.

Paula Ramos, vice: Tonico, Chinês, Katcips, Cazuza, Chocolate, Ivan, Lázaro, Nicácio, Manara, Fornerolli e Neném.

Fontes: Revista Oficial do América FC de Joinville/2014 e A História do Futebol em Joinville e SC/Edson dos Santos/Univille  Foto: Reprodução/revista do América FC

Categoria: Catarinense 2018, Chapecoense, Destaque, Figueirense, Outros assuntos

.