14º Desafrio Urubici é o destaque esportivo nesse final de semana na Serra Catarinense

| 23 de junho de 2017
©2015_Heusi_Action

©2015_Heusi_Action

Com percursos de 52, 25, 10 e 2 km prova mais fria do Brasil acontece nesse sábado com largada em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Homens. Prova retorna as origens passando pelo Morro da Igreja e Cascata Véu de Noiva.– Foto: Gabriel Heusi/Heusi Action

Para quem gosta de aventura, esporte e frio Urubici é destino obrigatório nesse final de semana. A cidade da Serra Catarinense recebe pela 14ª vez centenas de corredores para a realização do Desafrio, neste sábado (24). Com percursos de 52, 25, 10 e 2 km (Kids), a prova, considerada a mais fria do país, tem largada a partir das 7h30, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora dos Homens, para o percurso mais longo do dia.

O grande atrativo do Desafrio Urubici 2017, além das baixas temperaturas, está no retorno da prova as suas origens, passando pelo Morro da Igreja e Cascata Véu de Noiva, dois dos principais pontos turísticos do município. Os corredores de 52k fazem o retorno do trajeto n o Morro da Igreja, com 1.822m de altitude, um dos pontos mais altos e frios de Santa Catarina. Já os corredores de 25k largam do mesmo ponto, às 9h. Dessa forma, os atletas poderão desfrutar de lindas paisagens ao longo de toda prova, o que torna a experiência ainda mais marcante. Já as 15h será vez das crianças, com a prova de 2k Kids. Outra importante ação da prova será a Campanha do Agasalho, com atletas e membros da Comissão Organizadora trazendo roupas para doação.

A previsão para esse sábado aponta para temperatura mínima de 8ºC, mas como todos sabem a sensação térmica deve ser mais baixa, especialmente no ponto mais alto da prova que tem como característica o vento. Inclusive, a temperatura no Morro da Igreja costuma ser de 7ºC a 8ºC mais baixas do que no centro da cidade, com os atletas podendo encarar os termômetros próximo do zero. Além disso, ao que tudo indica, as chances de chuva são quase nulas com esperança de céu azul, assim como no ano passado. Em 2016, Gilson Lima, de Curitiba-PR, e Debora Simas, atleta de Florianópolis-SC, foram os campeões nos 45k (distância diferente da desse ano); Rafaell Pereira Donde e Juliana Sa de Souza venceram os 22k e Caio Pacheco e Vingla Steinck foram os vencedores nos 10k.

Conheça os percursos:

Categoria 52km – Os dois primeiros quilômetros serão em ruas de asfalto e paralelepípedo. Depois o trajeto será em estrada de chão batido, com poucas subidas até o quilômetro 11. Segue então por uma trilha de 2 km com inclinação bem forte. Depois por mais 5 km em estrada de chão batida. Na altura do quilômetro 18 a prova acontece em asfalto, com algumas subidas fortes até o Morro da Igreja (km 27), local mais frio do Brasil, possui o recorde da temperatura mais baixa já registrada no país (-17ºC). Então inicia o retorno pelo mesmo asfalto. Na altura do quilômetro 37 a prova volta para estrada de chão com uma descida bem forte de 1,5km na altura do quilômetro 43. Deste ponto o percurso será o mesmo de ida, com descidas suaves. Os últimos 2 km serão em calçamento e asfalto.

Categoria 25km – O percurso será predominantemente em descida, sendo a largada com altimetria de 1.822m e a chegada 900m. Os primeiros 9 km serão no asfalto, com algumas descidas bem fortes. Então a prova acontece em estrada de chão com uma descida bastante íngreme de 1,5 km na altura do quilômetro 18. Deste ponto em diante o percurso continua em estrada de chão batido, com descidas suaves. Os últimos 2 km serão em calçamento e asfalto.

Categoria 10km – O percurso é na maior parte em estradas de chão batido, com subidas leves, sendo os 2 km iniciais e finais em calçamento e asfalto.

Serviço
O quê: 14º Desafrio Urubici
Quando: 24 de junho de 2017
Onde: Urubici (SC)
Inscrições:  

Desafrio Urubici


Categorias: 52k, 25k e 10k (masc e fem)
Quanto: R$140 (10k) e 350 (52k) – 25k esgotado
Entrega de kits: dia 23 de junho, das 13h às 22h, na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Homens

O 14º Desafrio tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e conta com o apoio da Banana Brasil.

Informações à imprensa: Danilo Caboclo/Diogo Maçaneiro e Marina Sartori/Sixcom Comunicação Social

Categoria: Destaque, Outros esportes

.